terça-feira, 31 de março de 2009

Ele simplesmente não está a fim de você

Eu sei que sou uma pessoa difícil. Sou ocupada, enrolada, estressada e inacessível em muitas ocasiões. Esqueço das unhas e de almoçar para trabalhar. Não reclamo disso, eu gosto. Tenho amigas que são meus pedaços... Sem elas não vivo. Meus pais me cobram atenção. Ao meu cachorro, só resta chorar com o focinho no portão...

Mesmo com tantas coisas para fazer no meu dia, como é que eu esqueço de dar bola para o meu difícil coração? Se tem uma coisa que eu aprendi é que quando a gente gosta, a gente dá um jeito. E eu, às vezes, mesmo querendo muito... não consigo ser malandra o suficiente.

Mas eu quero falar de outra coisa. Não podemos confundir pessoas ocupadas e solitárias com pessoas que simplesmente NÃO ESTÃO AFIM. Falo isso porque eu sei bem o que é ter pouco tempo para as coisas boas da vida. Agora mesmo. Hoje é terça, é quase meia-noite e eu ainda estou trabalhando. Só parei porque ouvi um relato de uma querida amiga e me estressei. Aqui é a minha fonte do desabafo.

Tenho uma amiga que está apaixonadíssima.... por um idiota! É um cara que ela já gosta há um ano, mas nunca deu certo. Eles tentaram milhares de vezes, mas ela, sem paciência com suas inúmeras vaciladas, mandava ele para o quinto dos infernos. No milésimo reencontro, ele a pediu em namoro. Disse que havia mudado, que queria tentar de verdade. Ela acreditou. Aceitou. Ficou feliz por dois dias. E ele... voltou a ser o mesmo cara complicado de sempre. Diz que gosta de ser sozinho e que não sente falta nem da mãe dele. Um poço de sensibilidade.

Por mais que os homens gostem de entrar na caverna de vez em quando, ou no cantinho da reflexão, uma coisa é certa. Quando eles gostam, mas gostam mesmo de alguém, eles fazem acontecer. Então, cara amiga... Pare de tapar o sol com a peneira. Ele simplesmente não está a fim de você.

O cara combina de te ver e esquece?
Fala que está cansado?
Diz que dormiu e perdeu a hora?
Acorda, amiga. Ele simplesmente não está a fim de você.

Observe este diálogo.

Mari: Eu já estou chegando em São Paulo, Fê.
Felipe: Tá, quando você chegar em casa você me liga.
Mari: Mas você vai dormir... já são 23h. Levanta! Hoje é sábado! Eu estou chegando!
Felipe: Quando você chegar em casa me liga.
MEIA HORA DEPOIS
Mari: Já estou na marginal.
Felipe: Quando você chegar na sua casa você me liga.
QUINZE MINUTOS DEPOIS
Mari: Cheguei!
Felipe: Tá.
Mari: Você vai vir aqui?
Felipe: Não, não estou afim. Estou cansado e vou dormir.

É mole? Detalhe: Eles namoram há um mês e ela, coitada, promotora de eventos, correu que nem uma cachorra para chegar cedo em São Paulo. Estava em Campinas trabalhando... Mas não via a hora de cair nos braços dessa alma preguiçosa aí.

'ah, eu to cansado!'

Quando uma mulher dá uma justificativa dessas, até pode ser verdade. As vezes a gente não quer sair cansada, com olheira e com as unhas carcomidas... hehehe. Agora, com homem minha amiga, a coisa é simples e objetiva. Se eles realmente querem, eles fazem, passam a noite em claro se necessário. Quando é importante, nada mais importa.

Se ele vem com aquele papo de "eu quero mudar, só não sei se consigo", poxa vida... Se ele dizesse que quer mudar e só precisa de um tempo já seria para você duvidar. Essa desculpinha então, é de matar. Sabe o que vai acontecer? Ele vai dizer para você depois que sempre avisou que era chato, de difícil trato e sempre foi honesto com você. O pior da história? É que você não poderá nem argumentar. Foi idiota porque quis.

Homens difíceis... mulheres difíceis.... É óbvio que o amor não é fácil. É complicadíssimo ajustar duas almas com gostos diferentes, visões de vidas opostas muitas vezes. De certa maneira, o que é difícil nos fascina, nos motiva, alimenta esse bicho safado que é a paixão. Mas tem de haver um limite.

Eu tento ser compreensiva. Juro. Toda vez que uma amiga chora as morangas por causa de um cara, eu juro que, no primeiro momento, eu defendo ele, até porque eu sei que nós somos dramáticas. Eu procuro ver se não existe um ruído na comunicação. As pessoas são diferentes e reagem de maneiras distintas aos estímulos que a vida nos dá.

Tem um homem que se diz namorado de uma amiga minha e some por dias. Não liga. E pior... nas poucas vezes que ela tentou ligar, ele atende como se estivesse falando com o mecânico. É patético. Ela sofre. E o pior... Ela é maravilhosa e tem pelo menos uns cinco caras em cima dela. Mas não. Ela fica pensando no idiota que mal atende o telefone. E quando ele finalmente resolve dar o ar de sua desgraça, sabe o que ele diz? "Ah, linda... não liguei porque não queria te incomodar".
Ô, querido. Desde quando demonstração de amor é incômodo? Olha, arruma uma desculpa melhor para o sumiço porque ela já não está caindo mais nessa, não...

Nós odiamos falsas promessas. Se não vai ligar, não diga que vai. Se não quer namorar, não peça. Se não ama, não diga só para impressionar. Um dia isso tudo irá se voltar contra você. E não me venha dizer que você é indeciso, porque você não é. Você sabe muito o que sente. O problema é que não consegue admitir que a pessoa tente ser feliz com outra. E aí... é um egoísmo que não vale a pena nem conversar a respeito.

Eu sofro pelas minhas amigas. Sofro também por todas as mentiras que eu já ouvi. Tenho tanto amigo homem que meu nível de testosterona é alto, conheço bem as desculpas que cada um gosta de dar. E pelo o que eu vejo... Os personagens mudam e a história se mantém a mesma. Ele simplesmente não está a fim de você. E você? Vai aguentar isso até quando?

14 comentários:

Anônimo disse...

:)

EU MESMA disse...

Com paciencia controi o amor no determinado tempo, se realmente a pessoa gosta ela espera o amor acontecer e deixa-se fluir, mas tem a questão do equilibrio emocional de quem realmente quer aquele AMOR, se acha que quer aquilo mesmo para ela.

Eu sou bem marrentinha sabe!?! como no caso " ME LIGA QUANDO CHEGAR" _Já cheguei estou na porta da sua casa querido..." AH TÔ CANSADO!" _Otimo, em 20 min estou na sua casa sem desculpas amorzinho hoje vai descansar comigo. rs.
Eu já logo me imponho mesmo, afinal sou eu que quero muito estar com aquela pessoa, são meus desejos minhas vontades meus sentimentos, obvio que todos com moderação, pq também não sou bobinha de sofrer depois se eu ver que não estou tendo um retorno.
E eles gostam disso, mas é que tem mulheres que tem medo, sei lá!

E tudo muito complexo, homens e mulheres exigem demais, e esquecem que cada um tem seu ritmo de vida porisso que os relacionamentos de hoje em dia não vão para frente, pq não batalhão, desistem muito rápido não deixa acontecer, se está namorando é pq gosta sim, as vezes acham desculpinhas tolas e até mesmo desabafo, pq estão afim de aprontar alguma e acabam induzindo ao proximo á dar uma razão para algum ato, pq eles sabem mentir e muito bem.

E é certeza que é coisa de momento, pq no dia seguinte estão lá discando nosso n°, sabe pq?

Pq não houve questionamentos, procurando sua melhora, não deixando oportunidades passarem em sua vida, conquistando á cada dia um sentimento novo no coração daquele que as vezes pensamos que não está afim de você, mas na realidade te adora e quando te vê faz de tudo para agradar!

Mas sou totalmente contra ficar sem ligar alguns dias e depois ligar "Ah, linda... não liguei porque não queria te incomodar".
Se liga né, está fazendo cangica ou arroz doce da sua amiga, eu hein!

Mas é isso aí !
Vale á pena tentar esperar á mudança por mais que ela demore, pq nessa mudança o tempo mostra qual é realmente seu sentimento pela pessoa.

Bjos

Anônimo disse...

O amor eh muito burro e cego... este eh o problema...

Anônimo disse...

Nada surpreendente!

Anônimo disse...

gostei joanna e o coment's dos demais tb, ah essas mulheres que sempre surpreendem os homens :) passando por isso !

Cleber Carvalho disse...

É ... realmente por diversas vezes não adianta avisar os amigos, por mais que queiramos cuidar deles, tâ-los de baixo de nossas asas, não permitir que sofram, pois também sofremos. Por vezes não adianta!

Isso faz parte do aprendizado da vida, do fortalecimento da alma, do processo de crescimento da musculatura da personalidade.

Todos nós passamos por isso um dia, e aquele que disser que não passou é porque não se apaixonou de verdade. Mas de verdade mesmo!

Então saberão o que sua amiga tem passado.

O que resta é esperar e estar ao seu lado quando ela cair em si e acordar pra essa situação. E estando ao lado dela, fará o que éuma das principais formas de demonstração de afeto e amizade - o simples fato de estar presente quando se precisa.

Pois o importante não é a quantidade do tempo que se passa junto, mas sim a qualidade desse tempo.

Pode ser que se passe o dia todo junto, mas o clima é uma bosta. Ou apenas passamos alguns minutos, e esses "alguns minutos" são intensamente bem aproveitados, seja para um simples passeio, um jantar bacana, uma transa apaixonada, ou simplesmente bons minutos para uma simples conversa, carinho, e pronto.

Mas lembre-se, será muito importante estar lá quando ela acorda. Tomara que não demore pra acontecer.

Beijos

Anônimo disse...

Super o que vc diz Joanna, admiro sua sinceridade quando vc fala que sofre por suas amigas, muito bonito seu sentimento. Sabe eu concordo plenamente com seu depoimento 90% dos homens nao prestao e quase a mesma porcentagem das mulheres sao assim tambem, nao que eu seja machista mas e a realidade deste jogo, propriamente dito (AMOR & PAIXAO), hoje em dia e quase impossivel vc encontrar pessoas sinceras que queiram sequir um relacionamente serio, sincero e honesto. Vc e sua amiga que relaciona neste comentario, sao as raridades, ou seja pessoas que por mais que nao acreditem nos homens e em tudo o que eles dizem, eu posso lhe dizer uma coisa, SIM existem homens e mulheres sinceras e honestas, como existem pessoas boas neste mundo e vou dizer mais eles estao por ai e sao muitas mas a procura e dificil ardoa mais com certeza nos iremos encontra-las e assim todos sermos felizes sentimentalmente. E isso ai, sao as minhas palavras e experiencia de um homem que casou e conviveu 10 anos com a mesma mulher e agora que sou divorciado penso muito em tudo, ou seja as tuas palavras Joanna que se dirigem a sua amiga servem para mim pois sofri muito e tive as mesmas experiencia que sua amiga esta tendo, e dificil mas ela supera, claro com uma amiga SUPER do seu lado com certeza ela supera. Joanna como disse antes no site do orkut, te admiro vc e especial e dificil de se achar, pois pessoas de mente sincera como vc provavelmente dizendo 90% nao existem, mas falando honestamente vc e excessao. Meus agradecimentos pela atencao pois com certeza se vc chegou ate aqui e por que se interessou pelo que eu escrevi pois sao palavras sinceras minhas. Um grande abraco de seu amigao o FER,.. bjim (:

Fernando Lycos (amigo do Orkut)

Anônimo disse...

Clássico é clássico e vice-versa rsrsrs... Bj!

Unknown disse...

oi joanna
sou novo por aqui e já vi que não vou mais sair. O que você disse é exatamente o filme "Ele não está a fim de você" que está em cartaz nas melhores salas. Aliás o filme é muito legal, e ilustra exatamente o teu post. Você deu a visão feminina da coisa e sabe a curiosidade? A visão masculina é exatamente a mesma... Claro que vista por outros olhos. Enfim, sou teu fã, também jornalista e adoraria dar meus pitacos aqui. Vc é linda, competente e é uma das poucas repórteres que é natural. Eu adoro teu trabalho
beijos

Joanna de Assis disse...

oieeeee, Danilo!
Que delicia! Apareca sempre!
E de os seus pitacos.. o meu blog precisa disso. Adoro!
Beijo grande!

Anônimo identificado disse...

Joanninha, parabéns por mais um texto inspirador, típico do seu blog. Filosofias, desabafos, teorias aleatórias... uma delícia. Sobre este, relacionado à divertidíssima comédia romântica em cartaz, permita-me alguns pitacos.

Em primeiro lugar, o maior respeito pelo drama da sua amiga. Uso DRAMA porque você própria reconhece essa qualidade inerente do cromossomo X. Porém, não posso, como homem, ler tacitamente tantos ataques à minha classe sem arriscar uma defesa.

Importante ressaltar que você, ao citar infinitos exemplos, se refere ao gênero, não a um. Vou usar esta mesma voz, do corporativismo. Não sou eu, um homem compromissado, feliz, realizado e NUNCA cansado pra telefonar ou dar atenção à minha espetacular e inigualável respectiva. Advogo aqui para a "turma do Y".

Uma fórmula não se torna sucesso da noite para o dia. JAMAIS!!! Vale pro futebol - 4-4-2 e 3-5-2 não foram os primeiros esquemas da história, mas não são os mais consagrados hoje de graça; vale para a publicidade - as agências buscam inovar nas propagandas de cerveja porque descobriram que o estilo futebol-gostosa-malandro vende, mas não diferencia marcas; vale pros relacionamentos.

Somos diferentes, difíceis, solitários, blá-blá-blá. Se comportamentos/desculpas/canastrices estão tão difundidas, no mínimo reconheçam que não inventamos nada disso sozinhos! Vocês esperaram demais por telefonemas de preguiçosos, deram chances demais a amadores que querem ser galinhas, mas não têm habilidade pra administrar situações etc etc.

Com toda a diferença, temos interesses comuns e um tanto previsíveis: queremos amor gostoso (e já deu pra entender que isso inclui sexo de qualidade) o tempo todo. Se com a mesma pessoa, uma só, por quanto tempo... o que vier daí é preconceito, machismo, sexismo.

Divirta-mo-nos!

Sandra disse...

Joanna, por vezes, a vida conta uma história diferente. Tenho um amigo muito querido, apaixonado por uma mulher indecisa, que terminou com ele, mas que parece um "encôsto", eu diria...não sabe se quer o cara ou não, mas fica grudada nele, o tempo todo. Não seria egoísmo da parte dela? Não seria o caso dela deixar o carinha viver a vida dêle? Não seria melhor, ela se afastar, para que ele possa arrumar um novo amor? Não tem nada pior do que esse chove molha, pose em cima do muro ou nem f..., nem sai de cima. Odeio pessoa indecisas.

Anônimo disse...

Esse post é mais uma prova que mulher gosta é de homem CACHORRO!!!!

Não adianta tratar bem, correr atras, ligar e o escmabau... elas gostam do cara que nao está nem ai pra elas!!

E o bonzinho?? Esse só se fode...

Unknown disse...

Olá, Joana!

Gostei do seu desabafo com relação aos relacionamentos indecisos, enrolados.Infelizmente ainda existem mulheres que não se valorizam, que não sabe viver sem correr atrás de homem que na verdade não estão nem a fim de estar ao lado de grande mulheres.
Tudo isso por que não sabem decidir o que querem ou figem serem decididos. Se o cara não está a fim, por que ficar chorando pelos cantos? Amigas, ergam a cabeça, se olhem no espelho mirem muito além dos olhos e vejam que nós somos especias, maravilhosas e que podemos viver sem nós preocuparmos com que não está nem aí para nós!